História do Bairro

MARECHAL ARTUR DA COSTA E SILVA

Nome dado ao Bairro, em homenagem ao Ex.Presidente.
(A História do Presidente)
Segundo Governo da revolução de 1964:
         Militar brasileiro nascido em 1902 e morreu em 1969, Costa e Silva foi o 21.º Presidente da República Federativa do Brasil. Nascido na Cidade de taquari no Rio Grande do Sul. Aos 10 anos de idade matriculou-se na escola Militar, formando-se em 1917. Aspirante em 1921; 1º Tenente em 1922; capitão em1931; Major em 1937; Tenente Coronel em 1943; Coronel em 1944; General em 1961, distinguiu se como um dos principais articuladores do Movimento de 31 de março de 1964, pelo qual foi deposto o Presidente João Goulart. Eleito pelo Congresso Nacional, Logo depois Costa e Silva seria elevado ao Posto de Marechal, assumiu a Presidência em 15-03-1967, mandando entrar em vigor, nesse mesmo dia, a nova Constituição Brasileira, promulgada em 24-01-1967. Para consolidar o Movimento de 1964, editou vários Atos Institucionais e complementares, de grande importância para a normalidade administrativa do País. Contudo, em 31-08-1969 Costa e Silva foi acometido de uma crise circulatória, com manifestações neurológicas, razão por que passou o Governo para uma Junta Militar morrendo pouco depois, em 17-12-1969.
Pesquisado por: Sósteni dos Santos Bezerra

(A HISTÓRIA DO BAIRRO)

Foto Aérea do Conjunto Costa e Silva 

HISTÓRIA DE FUNDAÇÃO DO BAIRRO COSTA E SILVA

Fundado em 1971, o Conjunto Residencial Marechal Artur da Costa e Silva, recebeu esse nome em homenagem ao Presidente da Republica Federativa do Brasil Costa e Silva, que morreu em 17-12-1969, acometido de uma crise circulatória, com manifestação neurológica, razão por que passou o Governo para uma junta Militar.
Apesar dos seus 40 anos de existência, o bairro ainda não tem Saneamento Básico e sua Infra-Estrutura ainda é deficitária.
Nos últimos Oito anos, o Bairro vem passando por um processo de reestruturação, onde varias Ruas vem sendo Pavimentadas com Construção de Praça, Construção de Ginásios de Esportes e ampliação das Escolas do bairro, Construção de Equipamentos Comunitários como: a Casa Brasil, Farmácia Popular, Cozinha Comunitária, Substituição de Novas Luminárias e de Lâmpadas Incandescentes de 100w por leds (LIGT EMITING DIODE).  
O Conjunto conta hoje com Três Escolas Municipais (Duque de Caxias, Monteiro Lobato e Duarte da Silva), com o ensino Fundamental, e com Três Escolas Estaduais (Capistrano de Abreu, Violeta Formiga e Presidente Costa e Silva), com o ensino Fundamental e médio.
Na área de Saúde o Bairro conta com um PSF e uma Farmácia Popular, para atender a População do Conjunto.
Em 1997, um projeto de autoria do Vereador Luciano Cartaxo, as Comunidade do Taipa, Nova Vida e Gauchinha se incorporaram ao Conjunto, pelo projeto de desmembramento dos bairros de João Pessoa, apresentado e aprovado pelo parlamentar mirim. Hoje essas Comunidades são chamadas e conhecidas como Costa e Silva e os Correios e outros Órgãos públicos já foram notificados a respeito dessa lei.
O bairro hoje conta com uma População estimada aproximadamente em 18 mil Pessoas sendo Sete mil eleitores com dados fornecidos pelo TRE.
Na época em que o bairro foi inaugurado o Governador da Paraíba era João Agripino e o Prefeito era Damásio Barbosa da Franca, que prestigiaram a inauguração.
O Conjunto foi Criado na época pela companhia de habitação popular da Paraíba (CEHAP), e na época a maioria dos contemplados com as chaves das casas foram os funcionários públicos Estaduais e Federais, em sua maioria.
No Conjunto Costa e Silva, podemos encontrar a Subestação da Companhia Enérgica do São Francisco, conhecida como Chesf. Que distribui energia elétrica para toda a João Pessoa e demais Municípios.
Ao lado do bairro nos temos o Distrito Industrial de João Pessoa, onde são Instaladas diversas Indústria e Empresas que vem pra o nosso Estado.
Encontra-se também Instalado no bairro o SESI- SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, que atende os Industriário e Familiares dos mesmo que também reside no bairro.
O bairro também conta com várias Escolas particulares, entre elas a Escola Professor Ramalho, Colégio Intensivo Criança Feliz e a Escola Mauricio de Nassau.
Em Janeiro de 1981, foi Fundada a primeira Associação dos Moradores do Bairro que hoje tem como Presidente o Sr.Sósteni dos Santos Bezerra e como Vice-Presidente o Sr.Josenildo Lira Pinto.
A Associação tem um papel importante dentro da Comunidade aonde todas as ações em benefícios dela, chegam através das reivindicações que são feitas aos gestores públicos e através das participações junto ao Orçamento Democrático a LDO, PPA e LOA, na Câmara Municipal de João Pessoa, fazendo emenda e garantindo recursos para o bairro.
A Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Costa e Silva, realiza ainda vários Cursos Profissionalizantes como: Informática, Técnicas de Embalagem, Tapeçaria, Corte e Cabelo, Pedreiro, Arranjos de Flores, Mecânica de Automóveis, Eletricista Pedrial, Relações Humanas, Acadepol entre outros. Vale salientar que esses Cursos são realizados em parceria com instituições como: SENAC, SESI, SETRAS, SEDES e Governo Federal. A Entidade também Organiza eventos Populares para animar o bairro, a exemplo do Desfile Cívico com de 29 anos de tradição, o Carnaval do Bairro, além da área de Esportes através da Escolinha de Futebol e de Torneios, Festa em Homenagem ao dia das Crianças entre outros eventos.
Temos também um Clube de Mães formado por Pessoas da Comunidade e que também faz trabalho Social, e tem o nome de Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida
O bairro também conta com uma Igreja Católica a São João Batista, que é comandada pelo Padre Walderedo, que é o atual Pároco oficial da Igreja, e conta ainda com duas Igrejas Evangélicas a do Betel Brasileiro e Assembléia de Deus e uma Igreja Espírita respectivamente.
O bairro conta também com uma Farmácia Popular, um Centro de Referencia da Prefeitura de João Pessoa e Três Ginásios de Esportes além de uma Praça Pública que é o Cartão Postal da Entrada do Bairro e uma creche localizada na comunidade Taipa
O Comércio local vem crescendo a cada dia, e hoje nós temos Duas Farmácias a Tancredo Neves e Nova Canaã. Temos ainda Três Panificadoras a Nossa Senhora da Penha, Pan Lanches e Costa e Silva. Temos também vários Mercadinhos no Bairro pelo qual podemos destacar o Supermercado Bonopreço, o Precinho entre outros. Temos também Duas Oficinas Mecânicas e duas Borracharias além de uma Madeireira Chamada Nordeste e do deposito de Construção João Carneiro e loja de Parafusos.           
O bairro Também tem uma loja de Ótica chamada Gabriela e vários fiteiros e armarinhos espalhados pelo bairro.
O bairro Costa e Silva é rico em se tratando de Cultura Popular, são realizados todos os anos uns dos maiores Desfiles Cívicos Comunitários da Capital, o bairro já chegou a ser Campeão do Norte-Nordeste através da Banda Marcial da Escola Presidente Costa e Silva e Campeão do Encontro de Quadrilhas Juninas da Cidade de João Pessoa promovido pela TV-Tambaú e prefeitura de João Pessoa.
Nos tempos das Micaretas era realizado no bairro aquela que ficou conhecida como a maior festa de bairros de João Pessoa, a MICA-SILVA, que recebia um público estimada de 15 mil Pessoas nos dois dias Festas, sendo que hoje essa festa não existe mais e era organizado pela Associação dos Moradores do Costa e Silva.
Hoje, existe no Bairro o Bloco Carnavalesco Lascou Lascou, que é organizado pela Associação dos Moradores e está filiado ao Projeto Folia de Rua, tendo a sua participação em seu 2º ano como convidado do projeto.
No Esporte, o bairro conta com uma Escolinha de Futebol que atende mais de 100 Pessoas, entre Crianças e Adolescentes através do PROJETO SOCIAL VIRANDO O JOGO, que fica por traz da CHESF, onde são realizados todos os trabalhos da Escolinha através do Campo de Futebol.
As Linhas dos Transportes coletivos que circula pelo bairro são: a 102, 101, 5100 e 5110, sendo considerado um bom serviço na área de transportes público pela Comunidade.
As áreas de lazer ainda são tímidas, mas há perspectivas de melhoras com a chegada da Praça e do Campo de futebol que será de grande importância para o lazer dos Jovens.
Problemas enfrentados pela Comunidade:
Uns dos maiores problemas enfrentados pelos Moradores além da Infra-Estrura e a falta de Saneamento, que já foi supracitado, é com as invasões das áreas destinadas aos equipamentos Comunitários do bairro, onde praticamente temos mais de 90% por cento das áreas invadidas, dificultados assim a instalação de prédios públicos entre outros como: Creche e Aparelhos Policial.
A violência também tem preocupado os nossos moradores, devidos a falta de policiamento mais ostensivo para combater o Crack e a maconha que são mais consumidos pelos nossos Jovens, infelizmente.
A área de Saúde ainda encontra-se um pouco deficitária, mais tem melhorado a cada ano com reformas e ampliação do Posto de Saúde, como também, com o serviço de urgência e emergência que foram implantados há pouco tempo na comunidade.
Sede da Associação dos Moradores do Costa e Silva