terça-feira, 15 de junho de 2010

Espanha x Suiça - A Fúria finalmente entra em campo




Estadio de Durban do local do Jogo entre Espanha x Suiça
- A Espanha, considerada uma das grandes favoritas ao título mundial, finalmente fara sua estreia na Copa do Mundo ao enfrentar a Suíça, às 11 horas desta quinta-feira, em Durban, pelo Grupo H.

As duas equipes farão o segundo duelo do dia, já que Honduras e Chile se enfrentam antes, às 8h30. A expectativa é de que os espanhóis confirmem o bom futebol que vem apresentando e conquistem uma vitória diante da limitada seleção da Suíça.

Neste Mundial, porém, o único time favorito a realmente impor seu estilo de jogo foi a Alemanha, que bateu a Austrália por 4 a 0 sem maiores dificuldades. As outras equipes sofreram para ganhar e deixaram muito a desejar na primeira rodada.

Time "amarelão"?
A Espanha dá início à sua caminhada rumo ao seu primeiro título mundial tentando quebrar o estigma de time "amarelão" em competições importantes. O título da Euro 2008, conquistado com uma vitória de 1 a 0 sobre a Alemanha, serviu para dar um outro status à Fúria, como é conhecido o selecionado espanhol.

Em Copas, porém, a história é outra. A melhor performance da equipe ocorreu lá atrás, em 1950, quando conquistou o quarto lugar. Desde então, o time jamais engrenou. No Mundial de 2006, perdeu por 3 a 1 para a França nas oitavas-de-final, quando era considerada a favorita para o duelo.

Nesta Copa do Mundo, o time chega com um dos melhores times, pelo menos no papel, contando com craques do nível de Fábregas, Iniesta, Xavi, Villa, Silva e Torres. Apostando em um toque de bola apurado, resta saber se a Fúria conseguirá impor seu estilo de jogo.

Retranca suíça
Em 2006, a seleção da Suíça foi eliminada do Mundial nos pênaltis ao perder para a Ucrânia. O fato interessante é que o time não perdeu um jogo sequer no tempo normal, e também não sofreu nenhum gol ao longo daquela Copa do Mundo.

Contra a Espanha, a esperança é de que a defesa volte a funcionar, na tentativa de parar o potente ataque espanhol. O time contará com as boas atuações do zagueiro Phillipe Senderos, que jogou a Copa de 2006 e a Euro 2008, além de precisar dos gols do matador Alexandre Frei, principal artilheiro desta seleção.

Apesar de ser uma seleção limitada, o retrospecto em Copas do Mundo é respeitável. Nos oito mundiais que disputou, em três chegou às quartas-de-final, e em outro foi eliminada nas oitavas, justamente contra a Ucrânia, em 2006.

Ficha Técnica

Espanha x Suíça
Local: Durban Stadium (Estádio Durban), em Durban, na África do Sul
Data: 16/06/2010 (quarta-feira)
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb

Espanha
Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets, Xavi, Iniesta (Fábregas) e David Silva; David Villa e Fernando Torres.
Técnico: Vicente Del Bosque

Suiça
Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Senderos e Magnin; Inler, Behrami, Huggel e Barnetta; Frei e Derdiyok (N'Kufo).
Técnico: Ottmar Hitzfeld
Ficha Técnica

Nenhum comentário: