quarta-feira, 2 de junho de 2010

No Costa e Silva tem Casa Brasil, e o que ela faz? veja abaixo:

Com unidades funcionando em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, o projeto Casa Brasil leva às comunidades computadores e conectividade, e privilegia, sobretudo, ações em tecnologias livres aliadas a cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.
As atividades desenvolvidas estimulam a apropriação autônoma e crítica das tecnologias, como por exemplo o software livre, a democratização das comunicações e o desenvolvimento local orientado pelos princípios da economia solidária. Para garantir a participação popular e comunitária, um Conselho Gestor, formado em sua maioria por membros da comunidade, organiza a utilização de cada unidade do Casa Brasil, Sendo um espaço público e comunitário, de uso gratuito e de acesso irrestrito. o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local em que foi implementada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.

O quê é que esta Casa tem ?

Estruturada em módulos, a unidade Casa Brasil propicia a conexão de múltiplos saberes. As atividades desenvolvidas nos espaços da Casa devem articular temas e ações diversas. 1.Tele-Centro – com 20 computadores conectados à Internet, abriga atividades livres e oficinas temáticas. O acesso à tecnologia mostra como é possível ajudar a resolver questões cotidianas da comunidade. 2.Sala de leitura – tem por objetivo fomentar leitura, produção e compartilhamento de textos e oferecer atividades culturais, como encontros literários, oficinas de criatividade, saraus, rodas de leitura, orientação a pesquisas e empréstimo domiciliar de livros. 3.Auditório – destinado a encontros, reuniões e divulgação do que é produzido na unidade Casa Brasil e na comunidade. Oferece espaço para apresentações musicais, peças e dramatizações, além de servir a reuniões da comunidade, palestras, exibição e discussão de filmes, entre outras atividades. Para isso, oferece no mínimo 50 lugares e equipamentos audiovisuais, como caixas acústicas, tela e canhão de projeção. 4. Laboratório de divulgação da ciência – tem por objetivo popularizar e divulgar a ciência, por meio de apropriação científica e tecnológica e de produções culturais e artísticas, estimulando interesses e curiosidades. Suas atividades abrangemmostras, experimentos científicos e manifestações artísticas, de acordo com a vocação de cada unidade. 5.Laboratório de informática - trabalha com montagem e manutenção de equipamentos de informática, possibilitando a exploração de microcomputadores e de seus componentes para desenvolver atividades que tratem de recondicionamento e reciclagem das máquinas, incluindo novos significados e usos para tecnologias. 6.Estúdio multimídia – destinado a criação, gravação e tratamento de conteúdos audiovisuais, produção e compartilhamento de conteúdos para Internet e programação com ferramentas e linguagens livres. É equipado com computadores, câmeras fotográfica e de vídeo digitais, gravador digital portátil, mesa de som, reprodutor de VHS e SVHS e microfones. 7.Oficina de rádio – estimula a produção de conteúdos para rádio livre, web rádio e outros tipos de transmissão pública de conteúdos em linguagem radiofônica, com programação montada livremente pelos programadores. Oferece oficinas de produção de conteúdo de áudio, comunicação comunitária, web rádio e podcasting. Incentiva a produção de mídias abertas de interesse público, com cunho comunitário, educativo, informativo, cultural e artístico.

Nenhum comentário: