quarta-feira, 27 de março de 2013


REUNIÃO PREPARATÓRIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA 5ª REGIÃO ACONTECEU NA ASSOCIAÇÃO DO COSTA E SILVA
Atento as reivindicações da comunidade do Costa e Silva Sósteni propôs uma sugestão para calçar os restantes da ruas do bairro, zerando em quatro anos.(assista ao vídeo)

Foi realizado no dia 23(sábado) de março, às 14H00, na sede da Associação do Costa e Silva, com a presença do Secretário Executivo do Orçamento Participativo da Prefeitura de João Pessoa, Dr. Hildelvânio de Souza Macedo e da Srª.Cristina, uma reunião com varias lideranças comunitárias no sentido de discutir o Orçamento Participativo para o ano de 2014.


Na oportunidade foram debatidos assuntos de como reivindicar benefícios no orçamento.é importante frisar que as reivindicações individuais tira a chance de conseguir benefícios para o bairro em que você mora, sendo importante as reivindicações coletivas. Explicou Idelvanio.


 Assista ao vídeo com a participação das lideranças da 5ª Região reivindicando para seu bairro.
















Vídeo mostra Sósteni fazendo propostas
23/03/2013 - Costa e Silva / João Pessoa
Orçamento Participativo
O secretário Heildevânio participou com lideranças de várias comunidades na tarde deste sábado (23), na Associação dos Moradores do conjunto Costa e Silva, para debater estratégias e discutir demandas nas plenárias do Orçamento Participativo dentro das comunidades.
O secretário argumentou que as comunidades precisam se mobilizar e comparecer a estas plenárias do orçamento, por que é nestes encontros que a população tem a oportunidade de falar diretamente com a gestão municipal e discutir o que é melhor para o bairro onde reside.
Porém, Heildevânio explicou que a população tem que entender o que é uma demanda coletiva para um pedido de serviços.
Demanda coletiva é solicitar algo que atenda a todos como uma UPA, linha de transporte coletivo, creches, colégios e PSF’s dado como exemplo.
Já serviços é solicitar uma troca de lâmpada, conserto de boca de lobo, abrigo na parada de ônibus e outros, explicou o secretário.


É preciso o diálogo dos comunitários, no sentido de reivindicar em comum acordo, entender que o pedido possa ser compreendido por todos que é um bem comum para o bairro e não atendimento particular esclareceu.
“O Orçamento Participativo é uma ferramenta da coletividade e que esta, tem a necessidade do entendimento dos comunitários de um local” falou o secretário.


O secretário lembrou também, que em alguns casos, um conjunto tem várias comunidades inseridas dentro dela ou ao seu redor, por este motivo é preciso que os pedidos sejam feitos dentro do entendimento dos moradores, Sendo assim, a prefeitura poderá prover o atendimento em curto prazo e, sempre diferenciando o que é demanda coletivo e solicitação de serviços.


O secretário esclareceu que as demandas reprimidas deverão ser analisadas caso a caso e que o compromisso desta gestão é com as obras que não foram atendidas na gestão anterior, e que deverá ser atendida tão somente as solicitações de 2012, as anteriores, infelizmente não poderão ser contabilizada para essa nova gestão da capital.


“Não vou enganar o povo, meu compromisso é com a verdade e que essa é a determinação do prefeito Luciano Cartaxo”, falo Heildevânio.

A missão do conselheiro do orçamento é árdua, algumas pessoas achavam que participando do conselho iria ser remunerado, que iria ganhar emprego, que iria ter a facilidade de adquiri uma casa ou outras vantagens. Quando perceberam que é só trabalho e trabalho, abandonaram e ficaram perdidos em outros caminhos. É preciso entender que o conselheiro do orçamento, torna-se um elo entre a comunidade e a gestão municipal, só isso. 

O presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Costa e Silva, Sosteni dos Santos, falou que irá sugerir para o prefeito Luciano Cartaxo que há 16 ruas que finalizaria todos os calçamentos da comunidade, se ele realizar o calçamento de quatro ruas anual na comunidade do Conjunto Costa e Silva, Luciano será lembrado para sempre como O prefeito que ZEROU 100 % toda a Pavimentação do Conjunto Costa e Silva.



Calendário das Audiências Regionais

3ª Região
Data: 25/03 – Escola Municipal David Trindade
Rua: José Mendonça de Araújo, 88 – Mangabeira Prosind.

2ª Região
Data: 27/03 – Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale
Rua: Professor Emílio de Araújo Chaves, 118 – Altiplano.

1ª Região
Data: 02/04 – Espaço Gospel
Avenida Ruy Carneiro – Brisamar.

4ª Região
Data: 03/04 – Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho
Rua: Mariângela Lucena Peixoto – Valentina I

5ª Região
Data: 04/04 – Escola Municipal Moema Tinoco
Rua: Severina Bento de Moraes – Grotão

6ª Região
Data: 08/04 - Escola Municipal Monteiro da Franca
Rua: Maria José do Amaral – Vieira Diniz

7ª Região
Data: 10/04 – Escola municipal Dumerval Trigueiro
Rua: Quatorze de Julho, 891 – Varjão.

8ª Região
Data: 11/04 – Escola Municipal Castro Alves
Rua: Manuel Guerra – Funcionário I

9ª Região
Data: 15/04 – Escola Municipal Luiza Lima Lobo
Rua: Carteiro fcº. Inácio do Rêgo Filho – Alto do Mateus

10º Região
Data: 17/04 Escola Municipal Frei Afonso
Rua: Santa Terezinha – Róger

11ª Região
Data: 18/04 – Escola Municipal Violeta Formiga
Rua: Alfredo José de Athaíde – Mandacaru

12ª Região
Data: 22/04 – Escola Municipal Raimundo Nonato
Rua: Pedra do Reino – Gervásio Maia

13ª Região
Data: 24/04 – Escola Municipal Leonel Brizola
Rua: Olívio T. de Medeiros – Miramar

14ª Região
Data: 25/04 - Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos
Rua: Esmeraldo G. Vieira, 195 – Bancário.
Fonte: Roberto Tomé

      Nenhum comentário: