quarta-feira, 17 de abril de 2013

PMJP realiza atividades artísticas e culturais em comemoração ao Dia do Índio no Costa e Silva
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnológica e de Desenvolvimento Social (Secitec), realiza, durante toda a semana, atividades culturais em alusão do Dia do Índio, comemorado na sexta-feira (19). Cerca de 800 alunos de escolas municipais participarão dos festejos, que estão sendo realizados na sede conjunta do Centro de Referência da Cidadania do Costa e Silva (CRC) e da Casa Brasil, localizada no bairro do Costa e Silva.

Diariamente, cada escola fica responsável pelas atividades artísticas, que serão apresentadas a alunos de outras escolas. ‘O que queremos é resgatar a cultura indígena e apresentá-las aos alunos mais jovens. “Todas as apresentações que eles farão terão esta temática e acreditamos que esta é uma forma de despertar a cidadania desses alunos e estimulá-los a utilizar este espaço”, garante o diretor do CRC Costa e Silva, Holdoye Demostynes.
Além das apresentações artísticas, também está na pauta da semana de comemoração exibição de documentários sobre a população indígena, sessões de cinema, exibição de artefatos e apresentação de coral. Para o dia do encerramento haverá a apresentação da tribo indígena Tabajaras.
Para o diretor da Casa Brasil, Pierre Dornelas, a semana em comemoração ao Dia do Índio, além de promover o resgate da memória indígena, também é uma oportunidade de que os alunos da rede municipal possam conhecer as atividades da casa. “Todos os meses trabalharemos uma temática como forma de atrair a atenção dos alunos para este espaço que tem objetivo de servi-los. Nesta semana estão envolvidos alunos de três escolas, além de alunos do programa +Educação”, afirmou.
Alunos satisfeitos – Durante toda a semana centenas de alunos estarão envolvidos nas atividades culturais oferecidas pela PMJP. Dentro da programação, os alunos são estimulados a desenvolverem atividades artísticas e também participaram como expectadores de sessões de cinema, documentários, além de assistirem às apresentações das demais escolas participantes. A iniciativa tem estimulado os alunos e eles têm elogiado a participação nas atividades.
A estudante do sexto ano, Aline da Silva, disse que está muito satisfeita com as atividades desenvolvidas em comemoração ao Dia do Índio. “Tem muita coisa que eu não sabia sobre os índios e gostei bastante de assistir ao filme sobre a vida deles. Também gostei de fazer a apresentação sobre a vida dos índios”, disse.
A mesma opinião é compartilhada pela aluna do 5ª ano, Jéssica Pereira, que se apresentou para outros alunos e avalia como positiva a experiência “A melhor parte foi que nós podemos nos vestir como os índios e fazer um pouco do que eles faziam. Achei bastante divertido”, declarou.
Casa Brasil – Casa Brasil João Pessoa é um projeto que busca aliar o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. É um espaço comunitário e gratuito que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. O projeto já qualificou 1.500 pessoas em três anos de atividade.
O Centro está localizado no Bairro do Costa e Silva, atendendo a esta região e bairros circunvizinhos. Sendo um espaço público e comunitário, de uso gratuito e de acesso irrestrito, o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local onde foi implantada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.
CRCs – Os Centros de Referência da Cidadania realizam ações socioeducativas e artístico-culturais que possibilitam a participação cidadã em atividades que contemplem a inserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade, formando, qualificando, apoiando, orientando, informando, atendendo e os encaminhando aos serviços e programas sociais em execução para o pleno exercício da cidadania. Além de ser um espaço para desenvolvimento de projetos e programas sociais. Atualmente, a PMJP conta com 11 diferentes CRCs.

Nenhum comentário: