segunda-feira, 7 de junho de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA APONTA PROBLEMAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA

07/06/2010 - 16h01
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recebeu o primeiro relatório sobre a situação de mais de 40 escolas da rede estadual e municipal de ensino de João Pessoa, realizado pelos Conselhos Tutelares Mangabeira e Sudeste. As unidades de ensino que apresentaram a pior situação e a Escola Estadual Violeta Formiga e Professor Oswaldo Pessoa, que serão inspecionadas pela Promotoria de Defesa da Educação.
Cupins e falta de professores:
Já o relatório das 20 escolas fiscalizadas pelo Conselho Tutelar Sudeste revela que a situação é mais alarmante na Escola Estadual Poetisa Violeta Formiga, no conjunto Costa e Silva, Segundo a presidente do Conselho, Sandra Rodrigues, a Escola está em péssimas condições físicas: o prédio está infestado de cupins, a quadra encoberta com mato, as janelas estão quebradas e há vazamentos no telhado. A cozinha não oferece as condições mínimas necessárias para preparar as refeições e merenda prática é mal acondicionada.
“Em 2007, já havíamos feito uma fiscalização nesta escola a pedido da comunidade e os problemas constatados foram os mesmos. Solicitamos à Secretaria de Educação do Estado que tomasse providências, mas nada foi feito”, criticou Sandra.
Notificação:
A promotora da Educação, Fabiana Lobo, vai encaminhar ofícios às Secretarias de Educação de João Pessoa e do Estado para que os órgãos se pronunciem sobre a situação das escolas visitadas e providenciem a solução dos problemas identificados em cada uma das 40 unidades de ensino.
Os Conselhos Tutelares Norte e Sul também já encaminharam os relatórios sobre a situação das escolas públicas localizadas em suas áreas de abrangência. Os relatórios serão discutidos com a promotora da Educação nesta quarta e quinta.
Parceria
A parceria do MPPB com os cinco conselhos tutelares de João Pessoa faz parte do Programa de Fiscalização da Educação Básica, coordenado pela Promotoria de Defesa da Educação da Capital. O objetivo é averiguar a qualidade de ensino oferecido na rede pública estadual e municipal em três aspectos: infra-estrutura dos prédios, alimentação escolar e processo ensino-aprendizado. As fiscalizações continuam até o final de junho.
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público da Paraíba

Nenhum comentário: