quarta-feira, 16 de junho de 2010

Por onde anda Heloisa Helena?


HELOISA HELENA: DE SENADORA SORRIDENTE A REPRESSORA CARRANDUCA
Por Fábio de Oliveira Ribeiro 13/10/2006 às 16:06
Transcrição para o Blog da Associação do Costa e Silva em 16/06/2010.

A senadora Heloisa Helena resolveu protagonizar a mais escandaloso e lamentável episódio dos últimos tempos. Ela foi objeto de uma caricata e satírica fotomontagem do kibeloko ( http://kibeloco.blogspot.com/2006/10/de-bab-j-que-senadora-mais-arretada-do.html ).

Se dizendo ofendida pela matéria do jornal O GLOBO que tratou do assunto a senadora resolveu à Justiça para ser indenizada ( http://jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?cnt_id=15&art_id=1959 ).

A Constituição Federal garante o direito de liberdade de criação artística e de imprensa. Também garante o direito à indenização em caso de dano moral. Muito embora o dano moral seja questionável quando está em jogo sátira envolvendo uma personalidade publica, a controvérsia entre a senadora e O GLOBO somente poderá ser resolvida caso o Judiciário harmonize os dois princípios constitucionais que serão debatidos.

O problema é que segundo a senadora a " ...a matéria de O Globo me colocar como se eu estivesse dando a declaração de que me estava achando bonitinha. Só se eu fosse uma mulher vagabunda, uma mãe vagabunda, para olhar para uma montagem horrorosa como aquela, como se eu estivesse nua na capa da Playboy e me achasse bonitinha."

Vivemos numa democracia em que a mulher pode dispor do seu corpo como bem entender. O Brasil admite a pornografia e também assegura os direitos humanos das modelos que posam nuas. Qualquer mulher brasileira tem o direito de vender suas fotos á Playboy ou a qualquer outra revista e não pode ser automática e publicamente considerada uma ?vagabunda? (ou seja, uma prostituta).

A senadora Heloisa Helena, entretanto, parece ignorar o direito ao respeito das mulheres que ganham a vida expondo seus corpos. Chamou todas as que posaram nuas de ?vagabundas? (prostitutas). Em razão do conteúdo discriminatório e ofensivo das palavras da senadora qualquer modelo que tenha posado para a revista Playboy adquiriu o direito de processá-la. Se a moda pegar a senadora vai se arrepender amargamente do episódio, pois acabará gastando mais com indenizações que terá que pagar do que receberá do jornal O GLOBO.


Heloísa Helena é vereadora mais votada na capital de Alagoas Com quase 30 mil votos, a candidata mostrou popularidade em Maceió.
Por outro lado, segundo candidato mais votado do PSOL teve só 453 votos. A ex-candidata à Presidência da República Heloísa Helena, do PSOL, foi a vereadora mais votada em Maceió (AL), com 29.516 votos, quase o dobro da votação do segundo vereador mais escolhido pelos eleitores da cidade, Galba Novaes (PRB).
O segundo candidato a vereador mais votado do PSOL, Ricardo Barbosa, levou apenas 453 votos.
A Ex Senadora lidera as pesquisas em Alagoas para o Senado com 52% dos Votos do Eleitorado daquele Estado, na segunda colocação o Ex Governador Ronaldo Lessa com 34 % dos Votos.

Nenhum comentário: