quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ricardo propõe criação de Polícia Comunitária

Moradores do Cariri paraibano denunciam falta de segurança.

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, propôs a implantação do policiamento comunitário na Paraíba. Para Ricardo, os índices de violência e criminalidade paraibanos só poderão ser reduzidos com a adoção de medidas planejadas no setor de Segurança Pública, entre elas,a aplicação de uma metodologia de policiamento integrado com a sociedade.
Ricardo Coutinho participou de debate com lideranças da cidade de Umbuzeiro, na tarde de ontem, e à noite, com moradores de Santa Cecília, no Cariri paraibano, juntamente com os deputados estaduais, Manoel Ludgério (PDT) e Jacó Maciel (PDT).
O pré-candidato conversou com os moradores dos municípios e uma das principais reivindicações da população foi o reforço na segurança do Estado. Os moradores se disseram assustados com o número de assaltos que vem acontecendo na região. Só nesta sexta-feira foram registrados dois assaltos a veículos e uma tentativa, que só não se consolidou por pura sorte dos tripulantes do automóvel.
“A gente pensa que a violência está localizada apenas nas cidades de maior porte, como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, por exemplo. Mas, a criminalidade cresceu de tal forma que os municípios pequenos estão sofrendo com onda de criminalidade”, afirmou Ricardo.
Planejamento – Para tentar combater o problema, Ricardo propõe ações planejadas na área da Segurança Pública, entre elas a criação da polícia comunitária. “Queremos instituir uma forma de policiamento mais próximo da sociedade, com a polícia aparelhada e com conhecimento sobre a vida naquela região, tal qual como acontece com os agentes comunitários de saúde”, defendeu o socialista, citando exemplo de medidas semelhantes que deram certo em outros estados brasileiros, como o Ceará.
Os debates contaram com a participação do presidente do PT de Umbuzeiro, João Honório e dos vereadores petistas João Severino e Tilo, além do vereador Cipriano Neves (DEM).
Também estiveram presentes o vereador do município de Gado Bravo, Jairo Pires (PT), e os vereadores de Aroeiras, Ricardo Marinho (PSDB), Eraldo (PTN), Gil (PSDB), Naldinho (PSDB), Chiquinho (PSDB) e Edvaldo (PSDB), além do ex-prefeito Chicão.
Agenda – Hoje, Ricardo Coutinho mantém agenda na região do Cariri do Estado. Ao lado dos pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM), o socialista visita os municípios de Boqueirão, São Domingos do Cariri e depois Cabaceiras, onde prestigia a tradicional festa do Bode Rei ao lado do criador do evento, o ex-prefeito Arnaldo Junior.
Em Boqueirão, eles serão recebidos por Carlos Dunga (PTB), pré candidato a deputado estadual e pelo prefeito Carlos José (PTB). Já em São Domingos do Cariri, o prefeito José Ferreira (PSDB) será o anfitrião. No domingo, participam de um encontro com lideranças políticas do Curimataú em Cuité, organizado pelo prefeito de Picuí, Buba Germano.

Nenhum comentário: