quinta-feira, 1 de julho de 2010

LDO é aprovada na Câmara Municipal de João Pessoa e Costa e Silva é Beneficiado

Emendas de Sósteni junto a LDO, irão beneficiar Mercado, Iluminação e Ruas do Costa e Silva

quinta-feira, 1 de julho de 2010 15:52
De construção de ginásios e mercado público a realização de concurso

As construções de ginásio na Escola Municipal Aníbal Moura, em Cruz das Armas; de mercado público no Loteamento Cidade Verde, no Bairro das Indústrias, Costa e Silva; de banheiros públicos nas praias de Tambaú, Manaíra, Bessa, Penha, Jacarapé e Seixas; e a realização de concurso público para contratação de técnicos para a Secretária do Meio Ambiente (Seman) estão entre as 117 emendas apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada nesta sexta-feira (30), por unanimidade, pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), referente ao exercício financeiro de 2011.

Com a votação e aprovação da LDO, a Câmara entra a partir desta quinta-feira (1º) de recesso e só retoma às suas atividades legislativas no segundo semestre, no dia 30 de julho, como determina seu Regimento Interno. O relator da matéria da LDO, vereador Zezinho Botafogo (PSB), primeiro-vice-presidente da mesa diretora, ocupou a tribuna para fazer uma explanação do seu relatório. Na ocasião, ele deu explicações sobre as alterações que tiveram que ser feitas em alguns artigos da LDO e também para garantir a constitucionalidade de emendas de vários parlamentares.

Muitas emendas foram apresentadas em artigos da LDO que não eram compatíveis e legais juridicamente. Para corrigir a falha, Zezinho informou que sua assessoria, ao detectar o problema, apenas transferiu essas emendas para seus artigos específicos, sem precisar rejeitar nenhuma delas. Como determina o projeto de resolução, aprovado no ano passado, cada vereador teve o direito de apresentar cinco emendas, a mesa diretora apresentou três e a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) apresentou mais outras três.

“Nas outras edições da LDO, tinha vereador que apresentava 100 e até 200 emendas. Muitas não atendiam aos dispositivos legais e não eram acatadas pela Prefeitura. Para evitar que isso voltasse a ocorrer, nós limitamos o número de emendas e essa medida viabiliza e facilita a aceitação por parte da administração municipal, comentou Zezinho. A presidente da CFO, vereadora Raíssa Lacerda (DEM), fez um balanço positivo em relação aos trabalhos de apreciação e aperfeiçoamento da LDO.

Raíssa lembra que cinco audiências públicas foram realizadas durante uma semana na Câmara, para discutir, com a participação de todas as secretarias e órgãos municipais, a LDO e também para ouvir sugestões de entidades e demais segmentos da sociedade que compareceram aos debates.

Plano de atividades

O presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), anunciou que deverá na próxima semana reunir a mesa diretora e as lideranças de bancada para tentar traçar um plano de atividades durante o recesso parlamentar. Ele não descartou a hipótese de formar a comissão de recesso. Durval reconhece, entretanto, que para os próximos meses algumas sessões poderão ser esvaziadas por conta do período eleitoral. “Alguns vereadores são candidatos e vão precisar fazer campanha. Mas eu acredito que haverá um bom censo e a Câmara, mesmo em período eleitoral, terá um desempenho produtivo”, comenta.

A LDO traça, na verdade, as metas que serão estabelecidas na Lei do Orçamento Anual (LOA), que será encaminhada à Casa no segundo semestre pelo Executivo e vai trazer, explicitamente, a previsão dos investimentos e gastos nas pastas e com a folha de pessoal. No relatório de Zezinho, a previsão da receita do município é de R$ 1,3 bilhão.
Várias entidades participaram da LDO, entre elas a Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Costa e Silva, através de seu Presidente Sósteni, que apresentou várias emendas e muitas delas sendo acatadas pelos Vereadores.

Nenhum comentário: